Pois é, no próximo dia 29 de julho, sábado, vamos encerrar esse primeiro ciclo do projeto Zine Gueto Metragem. Como estava no planejamento enviado à Secretaria de Cultura, faríamos 5 edições debatendo o gueto do cinema, com lançamento em eventos na cidade de Guarulhos, grande SP.
Entrevistamos nomes do cinema independente, falamos de filmes de longa metragem feitos na raça, analisamos nossas formas de distribuição, demos dicas de produção, contamos situações que passamos no processo dos nossos filmes e refletimos nossa visão estética, o cinema de bueiro.
Após o lançamento da edição 5 começaremos uma nova busca por financiamento para que o projeto tenha continuidade ano que vem.
E o que traremos nesta edição 5? Primeiramente, a importância de escrever sobre nossos filmes e sobre esse cinema independente que cresce cada vez mais no Brasil. Sair das classificações feitas pelos acadêmicos, da crítica vinda de fora, oficial, trazer nossas reflexões, sobretudo, no intuito de que isso fortaleça ainda mais a nossa produção.
A coluna "Qual Longa Metragem?" traz o documentário "Cantoria urbana", um filho da Bueiro Aberto feito no corre. Perrengue traz os desafios do acaso numa cena externa. A coluna "Quem vê nossos filmes?" coloca o espaço da televisão no cinema. Em "Oficina de Cinema" vamos debater a relevância da montagem.
(Gravando o longa "Cantoria urbana")
Já a coluna "Comendo a História" trata do grande Jean Luc Godard, um dos criadores do movimento cinematográfico francês Nouvelle Vague, advindo da revista Cahiers du Cinéma, talvez a maior referência do Zine Gueto Metragem. Vamos abordar o filme "Acossado (1961)".
(Trecho do filme Acossado)
E nessa edição a entrevista é com o cineasta Lincoln Péricles, fomos até o Capão Redondo bater um papo com ele sobre suas obras, seu olhar, sua arte combativa, sua forma de produzir. Uma tarde inteira onde passamos por variados temas e nos conhecemos, trocamos contato.
(Lincoln Péricles)
No evento de lançamento haverá exibição de três filmes: a estreia do nosso curta "Na Marca do Pênalti", o doc "Chão de Estrelas (também da Bueiro) e "Aluguel", do Linconln Péricles, que estará presente no dia para o debate com os diretores.
Bora colar e fortalecer o cinema independente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário