No sábado, dia 29/07, foi lançada no Teatro Padre Bento a quinta e última edição desse primeiro ciclo do projeto Zine Gueto - Metragem, que pretende voltar ano que vem com novas edições. E não poderia ter sido melhor, distribuímos os exemplares e conversamos com o público sobre o tema que retratamos, nesse mês, a importância de escrever sobre cinema. Tivemos exibição de 3 curtas e fechamos a noite com um debate feito por 4 cineastas independentes, sendo 3 que são redatores do Zine e outro que foi entrevistado por nós.
Existe uma efervescente produção que se desenvolve no Brasil por fora da indústria, falamos desses filmes e fomos atrás de cineastas que estão no corre. Obviamente, queremos um cinema que tenha mais condições, a precariedade não pode ser nosso orgulho, porém trouxemos aqui uma reflexão prática, não restrita ao que devemos ser, mas ao que somos, o que estamos fazendo.
Os textos que escrevemos foram guiados pelo princípio de fortalecer nossa produção. Tem também o intuito de divulgar outros nomes do cinema independente e incentivar novas pessoas a começar. Por outro lado, o Zine não se tratou somente de escrita, mas de encontro, as exibições que ocorreram nos lançamentos. Nesse ponto, agradecemos a parceria com o Coletivo Polissemia através do Cineclube Incinerante.
Este foi o quinto evento em que conseguimos reunir um público diverso, rodando por diversos espaços e bairros da cidade de Guarulhos, gande SP.
Em breve, faremos uma última exibição na fábrica de cultura do Jaçanã, com lançamento de todas as edições do Zine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário